Leste Vermelho

Apresentação

A Leste Vermelho é uma revista acadêmica semestral de Estudos Asiáticos que publica artigos, resenhas e traduções nas áreas de História Social, História Econômica, Ciências Sociais e Artes.

Os textos publicados na Leste Vermelho devem abordar análises sociais, econômicas, históricas e de obras artísticas, participando de debates sobre a história dos Estados socialistas na Ásia, revoluções, movimentos sociais, gênero, cultura, crítica da integração de países asiáticos ao sistema capitalista contemporâneo.

A Leste Vermelho possui um espaço especialmente dedicado às traduções, tendo em vista que diversos artigos, livros e documentos históricos fundamentais para os estudos asiáticos modernos não foram ainda traduzidos para o português. Dessa forma, a revista possui um espaço dedicado à tradução de artigos e um outro espaço dedicado à tradução de documentos primários, que podem ser transcrições de discursos, diretivas e circulares estatais, diários, manifestos ou reportagens.

A Leste Vermelho é uma revista de origem acadêmica, mas objetiva difundir e divulgar estudos que sejam pertinentes às problemáticas sociais atuais também em outras instâncias que não a universidade, por isso procura publicar também artigos de divulgação que aliem o rigor acadêmico a uma linguagem acessível aos ativistas sociais que não estejam ligados diretamente à academia.

Cada edição possui as seguintes secções:

1. Editorial
2. Artigos inéditos
3. Tradução de artigos ou capítulos de livros
4. Tradução de documentos
5. Arte e cultura – Resenhas ou textos sobre obras e linguagens artísticas.